Logo Senalba

Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social,
de Orientação e Formação Profissional no Estado de São Paulo.

Home O sindicato Acordos Coletivos Associados Entidades Fale Conosco


São Paulo,

Notícias


NEGOCIAÇÕES ESTÃO EMPERRADAS:
  

PROPOSTAS DAS ENTIDADES RETIRAM CONQUISTAS E ACENAM APENAS COM O INPC.

As negociações em torno do acordo 2018, estão emperradas, difíceis, e podem acabar em dissídio. Isto porque as propostas apresentadas pelas entidades (SESI, SENAI, SESC, SENAC e SEBRAE) pretendem retirar direitos históricos da nossa categoria e reajustar os salários apenas pelo INPC.

Pelo compromisso firmado na negociação passada com o SESI/SENAI foi negociado 1% abaixo do INPC, diferença esta que deveria ser reposta no acordo atual. O que resultaria no INPC de 2,07% e mais a reposição pendente de 1% do ano anterior. Ou seja, querem dar um passa moleque na categoria ao descumprir o compromisso firmado, prejudicando flagrantemente os trabalhadores.

Com relação ao SESC/SENAC, as negociações não avançaram devido a retirada dos direitos dos trabalhadores, sobretudo com relação ao Banco de Horas, obrigando-os a assinar individualmente acordos de compensação sem adicional (hora por hora), enquanto que pelo nosso acordo todos têm o direito a um adicional de 100% sobre a hora trabalhada.

No caso do SEBRAE, além da proposta de reajuste salarial somente pelo INPC, o vale refeição ficaria sem reajuste. Algo inédito nas negociações com a entidade.

Sobre a taxa negocial, as entidades tentam confundir os trabalhadores dizendo que estão se baseando na Reforma Trabalhista. A Reforma Trabalhista apenas versa sobre a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL, aquela descontada obrigatoriamente uma única vez por ano e o Senalba está de pleno acordo com a legislação em vigor.

Entretanto, a TAXA NEGOCIAL aprovada na assembleia geral da categoria, não consta da Reforma Trabalhista e as entidades estão manipulando as informações para jogar os trabalhadores contra o Sindicato.

Portanto, não é a TAXA NEGOCIAL que emperra as negociações, mas a atuação dos dirigentes das entidades que pretendem, com a desinformação, camuflar o passa moleque nos trabalhadores, tentando desviar a atenção sobre o reajuste somente pelo INPC e a retirada dos demais direitos.

O Senalba repudia a postura autoritária como vem sendo conduzida as negociações, e já acionou o departamento jurídico para as medidas cabíveis. Vale ressaltar que as práticas de cerceamento da atividade sindical, conhecidas como práticas antissindicais, são passíveis, inclusive, de denúncia junto à Organização Internacional do Trabalho/OIT.

Esperamos que impere o bom senso das Entidades para que possamos finalizar o acordo e preservar mais uma vez as conquistas históricas de nossa categoria.

Luiz Carlos Gomes Pedreira
Presidente do Senalba- SP





Mais Notícias

» AOS FUNCIONÁRIOS DO SESI E SENAI

» CONVENÇÃO COLETIVA

» NEGOCIAÇÕES ESTÃO EMPERRADAS:

» NEGOCIAÇÕES ESTÃO EMPERRADAS:

» 15º Congresso Estadual

» INFORMES SESC

» Convenção Coletiva

» Eleições Sindicais

» 14º Congresso Estadual

» A Ética e o desenvolvimento da sociedade

» Lançamento do Site


Senalba/SP - Todos os direitos reservados - Alameda Santos, 2.326 - 16º andar - CEP 01418-200 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3125-6566