Senalba/SP 60 anos: demonstração de união pelos direitos dos trabalhadores

Por Luiz Guedes, Presidente do Senalba/SP

Há exatos 60 anos, em 20 de março de 1964, nascia o Senalba/SP. E o contexto do seu surgimento torna ainda mais simbólica sua existência e trajetória ao longo das décadas.

A ideia de criação do sindicato para lutar pelos direitos dos trabalhadores surgiu a partir do enfrentamento a um patrão que, à época, disse não aceitar nenhuma reivindicação. Eis a fagulha para os trabalhadores se unirem em torno de um sindicato e lutar pelos seus direitos.

Outro ponto marcante na história do Senalba/SP, é que o seu nascimento aconteceu dias antes dos militares darem um golpe de Estado e instalarem uma ditadura militar no Brasil, que durou longos 21 anos: reprimindo sindicatos, a liberdade de expressão e matando muita gente que desafiou o sistema.

Assim, se a união era para ampliar os benefícios e enfrentar os abusos dos patrões; com a ditadura, a luta também se tornou frente a um sistema que suprimia os direitos sociais.

O contexto social e político foram o concreto que moldou os princípios do Senalba/SP, unindo as pessoas em torno dos mesmos ideais. Essa liga sólida, forte e resistente, consolidou uma entidade forte e representativa.

O Senalba/SP atravessou o tempo: resistiu à ditadura militar, às instabilidades econômicas, às pressões patronais e hoje completa seis décadas de lutas e conquistas aos trabalhadores.

A data de hoje, sobretudo, representa nossa reverência a todos os trabalhadores que passaram pelo Senalba/SP, que dedicaram - e ainda dedicam - suas vidas à luta em prol da categoria, por melhores condições de trabalho e de vida.

O Senalba/SP completa 60 anos e segue ainda mais forte na luta, afinal, a força reside na resiliência adquirida ao longo do caminho. Nossos ideais e princípios nos trouxeram até aqui e continuarão nos guiando para um futuro de oportunidades e progresso.

Luiz Guedes

Presidente do Senalba/SP