Até pouco tempo, quando se tratava de saúde e segurança do trabalhador, a saúde mental nunca era considerada e, muitas vezes, era ignorada no ambiente de trabalho. No entanto, há um aumento nos casos de trabalhadores acometidos por problemas como o Burnout, depressão, dentre muitos outros sintomas.
Ambientes com casos de assédio moral, exigência para atingir metas absurdas, sob a necessidade de sobrevivência, muitas vezes, colocam os trabalhadores em condições de pressão que afetam o emocional, gerando doenças psicológicas e físicas.
Diante desse cenário, que a diretoria do Senalba SP resolveu dar luz ao tema durante o 20º Congresso Estadual da categoria, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro, na Colônia de Férias da entidade, em Caraguatatuba.
Para Luiz Guedes, presidente do Senalba/SP, “a saúde mental é desafio para as relações de trabalho e também para o movimento sindical, por isso, no Congresso, pretendemos debater e estabelecer as ações para lidarmos com esse problema, que vem acometendo milhares de trabalhadores todos os anos.
PALESTRA
O tema será pauta da palestra a ser realizada em 19 de outubro, às 9h30, pelo especialista Nildo Queiroz, que tem mais de 20 anos de experiência.
Segundo Queiroz, em sua explanação, serão abordados:
- Como se manifestam as doenças
- Como afeta as pessoas
- Possíveis diagnósticos
- Medidas de prevenção
- Saúde mental como benefício no INSS
- Direitos e garantias dos beneficiários INSS nas doenças do trabalho
- Fatores para abertura ou recusa da CAT
- Impactos pessoais e na sociedade
- Enfrentamento para combater os casos no Brasil
SOBRE O PALESTRANTE
Referência nacional sobre o tema, Queiroz tem formação em Serviço Social, pela Universidade Cruzeiro do Sul; Ciências do Trabalho pela faculdade do Dieese; pós-graduação em Economia do Trabalho pelo Dieese.
Com ampla formação, é também Técnico em Segurança do Trabalho pelo Senai, com especialização em Segurança e Saúde do Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT),
Foi presidente do Diesat de 2016 a 2020, coordenou a Secretaria Nacional de Saúde da Central Força Sindical, registra cursos de atualização de Saúde e Segurança do Trabalhador pela Fundacentro e Cursos de Conselheiro Gestor pelo Ministério da Saúde.