Entre os dias 18, 19 e 20 de outubro, cerca de 350 trabalhadores ligados ao Senalba de todo o Estado de São Paulo reuniram-se na Colônia de Férias da categoria, em Caraguatatuba, para a realização do 20º Congresso Estadual, que teve como tema central: “Saúde como Direito Fundamental do Trabalhador”.
A abertura do Congresso contou com a presença de lideranças sindicais de todo o país em demonstração de força da representatividade da entidade no movimento em defesa dos trabalhadores.
TEMA INOVADOR
Em palestra inovadora projetada pela diretora do Senalba SP, o especialista Nildo Queiroz abordou o tema “Saúde como Direito Fundamental”, que compreendeu a saúde mental dos trabalhadores, tema ainda pouco abordado frente às novas relações de trabalho.
Para Luiz Guedes, presidente do Senalba SP, “o conceito de saúde é muito amplo, não se restringe a danos físicos, como sempre foi compreendido. Os efeitos psicológicos das novas exigências do mercado estão gerando inúmeras doenças como Burnout, depressão, entre outras. O Senalba, no 20º Congresso, lançou luz sobre as ‘doenças da alma’, que a cada ano crescem nos trabalhadores brasileiros”.
DEMOCRÁTICO E PLURAL
Durante o Congresso, o Senalba organizou os participantes em grupos de discussão para analisar e propor novos pontos a serem incluídos na pauta de reivindicações da categoria. Documento que norteará a entidade para as negociações com os grupos patronais.
PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
Resultado do trabalho desenvolvido pelos grupos de trabalhadores, ao final a assembleia aprovou, por ampla maioria, a pauta de reivindicações da categoria para o próximo ano.